Aprojecto

Fórum dedicado as novas tecnologias com aplicação no ensino e educação
 
InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Últimos assuntos
» Vamos somar o dobro..!
Qui Dez 17, 2009 3:58 pm por Administrador

» Resolva o anagrama...!
Qui Dez 17, 2009 3:56 pm por Administrador

» Qual é raíz quadrada de...?
Qui Dez 17, 2009 3:54 pm por Administrador

» Potências de 2...!
Qui Dez 17, 2009 3:50 pm por Administrador

» Qual é o próximo número primo?
Qui Dez 17, 2009 3:48 pm por Administrador

» «Sequências»
Qui Dez 17, 2009 3:45 pm por Administrador

» Jogo do 24
Qui Dez 17, 2009 3:43 pm por Administrador

» Descubra a sequência de Fibonacci..!?
Ter Jul 28, 2009 2:35 pm por Andrezinho

» Acontecimentos importantes...!
Ter Jul 28, 2009 2:28 pm por Andrezinho

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Estatísticas
Temos 22 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de maria

Os nossos membros postaram um total de 309 mensagens em 45 assuntos

Compartilhe | 
 

 Modelo de WebQest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Administrador
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 146
Data de inscrição : 24/04/2009
Idade : 45
Localização : Portugal

MensagemAssunto: Modelo de WebQest   Ter Maio 05, 2009 12:23 am

Em 1995, o Professor Bernard Dodge, da San Diego State University, escrevia um curto artigo em que propunha a criação de um conceito – WebQuest: “Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet.”

Como em todas as WebQuests, estas serão as várias partes que a constituem e o que pode esperar encontrar em cada uma delas:

  • Introdução
  • Tarefa
  • Processo
  • Recursos
  • Avaliação
  • Conclusão
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.


Introdução

Definição clara do que se pretende e informação preliminar de base.
Se a introdução contiver uma motivação especial, com o desempenho de um determinado papel, como a do detective ou do jornalista, use este espaço para oferecer uma visão geral do tema.

Tarefa

Propostas de trabalho exequíveis, interessantes e úteis.
A tarefa poderá ser:

  • Problema ou mistério a ser resolvido;
  • Posição a ser formulada e defendida;
  • Produto a ser elaborado;
  • Resumo a ser criado;
  • Mensagem persuasiva (carta a autoridades ou responsáveis capazes de resolver o problema, por exemplo) ou relato jornalístico a ser trabalhado;
  • Uma obra criativa, ou
  • Qualquer coisa que requeira dos alunos, processar ou transformar as informações que reuniram.

Se o produto final envolver o uso de alguma ferramenta (Construção de página Web, apresentação em PowerPoint, Programa de desenho, etc.), mencione aqui esta condição.

Processo

Explicitação dos procedimentos e/ou passos a dar.
Use o formato de listas numeradas para numerar automaticamente os passos num processo de desenvolvimento do trabalho.
Descrever bem esta secção, irá ajudar outros professores a ver como sua WebQuest se organiza e como poderão adaptá-la para seu próprio uso.
Assim, quanto mais detalhes você especificar aqui, tanto melhor.

Resultados

Fontes de informação necessárias à consecução da tarefa.
Pode determinar ou não que todos devam consultar certos links que contém as informações de fundo para o tema.
A listagem de sites que seleccionou pode ficar numa lista com símbolos, para mais fácil visualização.

Avaliação

Critérios e cotações para medir os resultados da actividade.

Por exemplo:
O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

1 Não participou na actividade.
2 Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.
3 Participou pouco nas actividades.
4 Participou nas actividades, cooperando com o grupo.
5 Participou activamente das actividades, cooperando com o grupo.
As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

1 A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão.
2 A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão.
3 A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão.
4 A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão.
5 A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. Foi uma apresentação correcta.
Conclusão

Resumo da actividade, desafio à reflexão sobre o processo e resultados.
Também colocar aqui algumas questões retóricas ou links adicionais para, em actividades de ampliação de conhecimentos, incentivar seu público-alvo da WebQuest a irem mais além do que aprenderam agora.

Duração: A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WebQuest depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.

Para mais informaçãopode ser encontrada no site: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Espero que este tópico seja útil nas suas planificações de WebQuest..!

_________________
Qualquer dúvida referente ao fórum ou seu funcionamento deve consultar a secção: FAQ
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aprojecto.forumeiros.com
 
Modelo de WebQest
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Modelo atômico de Niels Bohr
» Modelo atômico .
» (ITA) - Átomo de hidrogênio, modelo de Bohr
» Espectro descontínuo (Modelo atômico de Bohr)
» (UFC/2007) Evolução do Modelo Atômico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Aprojecto :: WebQuest :: Esboço do WebQuest-
Ir para: